10/10/2022

Beber Cerveja com moderação faz bem para a saúde?

Pesquisas de diferentes partes do mundo apontam que beber cerveja moderadamente faz bem para a saúde, assim como o vinho. Segundo pesquisadores, a cerveja pode reduzir níveis de colesterol ruim, prevenir o Mal de Alzheimer e combater a gripe, além de trazer mais benefícios para a saúde do que o refrigerante. Agora você pode beber uma breja sem culpa, veja 5 motivos:

 

 

1- Combate à gripe

De acordo com os cientistas, o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia.

 

 

2- Ajuda a controlar o colesterol

A cerveja escura conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 

 

3- Previne o desenvolvimento de Alzheimer

Uma pesquisa da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, apontou que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

 

 

4- Evita o cálculo renal

Cerveja é diurético e, de acordo com um estudo finlandês, beber cerveja moderadamente pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas é preciso entender que a bebida em excesso pode agravar o quadro. Segundo os pesquisadores, as mulheres devem consumir até uma latinha da bebida. Já para os homens, o ideal é consumir até duas latinhas por dia.

 

 

5- Ajuda a tratar a insônia 

De acordo com pesquisa feita na Espanha, o lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo.